quarta-feira, 10 de março de 2010

Marvel, dos quadrinhos para o cinema.

Não é de hoje que as empresas de filmes vêm adaptando livros e quadrinhos para o cinema. Porem nos anos 90 essas adaptações deixaram de ser simples filmes de segunda linha, para se tornarem grandes produções da industria cinematográfica.

As primeiras adaptações de expressão foram Batman, Batman o Retorno e Batman Eternamente, toda pela W.B.. Mas no fim dos anos 90, todas as grandes empresas de cinema resolveram começar a investir nesse mercado, e com isso, surge a primeira adaptação de mais expressão de quadrinhos da Marvel, Blade.



Blade não foi um fracasso total porém muitas pessoas nem conheciam a historia do anti-herói vampiro, o que acabou gerando pouca renda aos produtores e os decepcionou um pouco, pois contrataram um grande ator para estrelar o filme, Wesley Snipes.


Após o primeiro fracasso de bilheteria as empresas ficaram mais cautelosas sobre esse mercado e então demoraram a lançar novas adaptações. Mas no começo do século XXI surge a primeira grande adaptação de impacto dos quadrinhos, O Homem-Aranha, que foi um sucesso de bilheteria gerando milhões para os estúdios da FOX, e a partir daí a industria cinematográfica nunca mais foi a mesma.


Vários quadrinhos tiveram adaptações para o cinema, O Quarteto Fantástico, Hulk, Homen de Ferro e X-men fizeram muito sucesso, todos da Marvel, que sempre esteve no topo desse mercado.



Nos últimos anos a Marvel parou de vender o direito de seus heróis para outras empresas e fundou a sua própria empresa de filmes, o que facilitaria muito as adaptações e teria uma supervisão mais próxima das adaptações para não haverem muitas mudanças nas historias.



Algum tempo depois disso a empresa de filmes da Marvel foi comprada pela Disney, que por sua vez tem como objetivo investir ainda mais nesse mercado de superproduções de quadrinhos.



Os próximos títulos esperados da empresa são : Homem de Ferro 2, Thor, Capitão America: The First Avanger, Wolverine 2, e X-men First Class.

Nenhum comentário:

Postar um comentário